Baixar XML sem certificado digital?

Ter acesso às NFes é uma das tarefas mais importantes para o responsável pela escrituração de obrigações e organização contábil da empresa. A partir de 2019, baixar esses XMLs de NFes e CTes vai mudar.

Isso acontece porque o CONFAZ anunciou nos ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18 sobre a obrigatoriedade do uso do certificado digital A1 ou A3 para baixar o XML, com as informações completas e válido juridicamente. A única solução que consegue realizar esse download sem certificado digital é o Arquivei Lite.

Dessa forma, serviços como Fsist, DANFe online, Web DANFe e outros deixarão de oferecer o download desses arquivos. Entenda abaixo como funcionará a partir de 2019, quais soluções continuam e quais param.

Baixar XML por chave de acesso sem certificado digital

Até 2018, bastava “digitar a chave da NFe” no Fsist para obter o XML da Nota Fiscal. Não era necessário utilizar o certificado digital nem no site oficial da Sefaz para baixar.

Essa era uma das principais funcionalidades desses sistemas e esse download do XML deixará de funcionar a partir do dia 1º de janeiro de 2019.

No entanto, a opção de converter XML para DANFe (Documento Auxiliar de NFe) ou DACTe (Documento Auxiliar de CTe) continuará funcionando, já que não depende de autorização da Sefaz.

Entenda melhor o que acontece com o Fsist a partir do dia 1º de janeiro de 2019:

  • Indisponível a consulta de XML de NFe ou CTe a partir de qualquer chave de acesso
  • Indisponível a consulta de XML de qualquer documento fiscal sem certificado digital
  • Indisponível o download de XMLs em lote pela função paga sem certificado digital
  • Disponível o download de XMLs em lote com certificado digital
  • Disponível a conversão de XML de NFe para DANFe e XML de CTe para DACTe

Esses status já foram notificados pelo próprio serviço. Em busca de uma solução para essa situação, o Arquivei está desenvolvendo uma nova ferramenta.

Se você não tem certificado digital, acesse e teste essa ferramenta alternativa: Arquivei Lite

Fonte: arquivei.com.br

Comentários no Facebook